Grupo Marquise investe em capital humano através de práticas saudáveis
15.05.2020

A inauguração do Espaço De Bem com a Vida, na sede do Grupo Marquise, foi abraçada de forma positiva não apenas pelos colaboradores, mas também pela imprensa.

O ambiente é mais uma  forma da empresa promover o bem-estar entre a equipe. Ele pode ser usado para atividades físicas, descanso após almoço e outras ações com foco no fortalecimento das relações.

Fontehttps://folhadojurua.com.br/2020/01/10/grupo-marquise-investe-em-capital...
 

No mundo corporativo tem crescido o investimento em programas e benefícios voltados para a qualidade de vida de seus funcionários. Afinal, isso acaba refletindo no aumento da produtividade da empresa e, consequentemente, na motivação dos seus colaboradores.

Um estudo do último ano, da consultoria Deloitte, que ouviu 11 mil líderes de RH e de negócios de empresas de 30 países, no relatório Tendências Globais de Capital Humano de 2018 – A ascensão da empresa social, 43% das empresas acreditam que programas de bem-estar oferecidos ajudam a reforçar sua missão e visão, 60% acreditam que eles ajudam a reter funcionários e 61% afirmam que melhoram a produtividade e os resultados financeiros.

O estudo também apontou um dado importante, que serve de alerta para as grandes empresas. No Brasil, as pessoas estão se sentindo cada vez mais sobrecarregadas. A preocupação com bem-estar apareceu de forma bastante significativa entre os entrevistados. Uma das principais mensagens do estudo é a de que as pessoas esperam empresas mais responsáveis. Do outro lado, as empresas têm procurado se reposicionar, motivadas por novas demandas, tecnologias e automação.

E justamente para “equilibrar esta balança”, as empresas já perceberam que investir em pessoas é o segredo para atração e retenção de talentos em um mercado cada vez mais competitivo. Partindo deste princípio, o Grupo Marquise acaba de inaugurar neste início de 2020 o “Espaço de Bem com a Vida”, um ambiente que tem, em especial, o objetivo de estimular práticas saudáveis na empresa. Além de atividade física, o espaço pode ser usado para o descanso após o almoço, que também é comprovadamente saudável para o trabalhador – diminuindo riscos cardíacos e aumentando a capacidade laboral.

A construção do espaço já é o amadurecimento de ações pontuais que já aconteciam na empresa. Em 2012, foi iniciado na Marquise um projeto visando a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, o Programa de Bem com a Vida, com ações como incentivo ao esporte e saúde. Com o tempo e com a crescente adesão, o programa foi crescendo e sendo desenvolvidas ações ainda mais fortes, e, hoje integra cinco pilares: Saúde, Esportes, Família, Voluntariado, Cultura e Lazer.

Entre as ações realizadas pelo programa, então massoterapia; Semana de Bem com a Vida; plantão psicológico; positive day; vacinação; participação de colaboradores em corridas e maratonas; espaços para esportes e artes marciais e treino de futebol. Os horários disponíveis são no intervalo para almoço e após o expediente. Porém, são realizadas outras ações do Programa de Bem com a Vida – todas sem custos ao colaborador –  que acontecem no horário de expediente, como: plantão psicológico, massoterapia e grupos de cuidado.

Sobre o Grupo Marquise

O Grupo Marquise surgiu em 1974 e, atualmente, está presente em 15 cidades e oito estados brasileiros, atuando nas seguintes áreas: incorporações, infraestrutura, serviços ambientais, hotelaria, comunicação, shopping center, centrais de atendimento ao cidadão. No Ceará, estão os seguintes segmentos: Marquise Incorporações, Marquise Infraestrutura, Ceará Cidadão/Vapt Vupt, Hotel Gran Marquise, Ecofor (em Fortaleza), Marquise Ambiental (Aquiraz e Eusébio), EcoCaucaia (em Caucaia), Centro Fashion e Shopping Parangaba. Em São Paulo, opera com a EcoOsasco,  a EcoTaubaté e a EcoUrbis, no segmento de limpeza urbana. Ainda nesse ramo, há a EcoPorto em Porto Velho (RO), com a Marquise Ambiental em Manaus (AM), São Gonçalo (RJ), Natal (RN) e João Pessoa (PB). Na Paraíba, a marca está presente na direção do Sistema Tambaú (TV Tambaú, Nova Tambaú FM e Portal Tambaú 247). Ainda no setor de comunicação, o Grupo Marquise atua com a Rádio Palmares em Maceió, Alagoas.

 

Verônica Bittencourt Scisinio