PARTICIPE! – Prefeitura vai realizar grande mutirão de limpeza em Fortaleza
26.08.2014

Por Tarcilia Rego
tarciliarego@oestadoce.com.br

No próximo dia 6 de setembro (sábado), a Prefeitura de Fortaleza e o Movimento Limpa Brasil realizam, das 8h às 13h, um grande mutirão de recolhimento de resíduos recicláveis, em 26 pontos de entrega voluntária distribuídos na Cidade, entre escolas, parques e mercados públicos. O objetivo é incentivar a reflexão para a mudança de atitude do munícipe em relação ao hábito de rebolar o lixo no mato. Fortaleza é a 20a cidade brasileira a receber a campanha Limpa Brasil, que conta com a cooperação da Unesco e apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A gestão do lixo é um exercício de cidadania, de todos e para todos. Segundo o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, raramente, paramos e pensamos sobre o tema, a ação será um ato simbólico. “Um dia para refletirmos sobre a gestão de resíduos sólidos na nossa cidade, e mais importante, um dia para envolver todas as pessoas numa nova cidadania e cuidar de um problema que não é só da nossa Capital. A coleta e o gerenciamento de resíduos é um assunto de toda grande Cidade”, disse o Prefeito, durante a coletiva de imprensa que ocorreu na tarde de sexta-feira (22), no auditório do Paço Municipal e apresentou o movimento Limpa Brasil.

“O tema é uma dor de cabeça diária e exige um envolvimento de quem vive na Cidade. Fomos presenteados com a visita do Limpa Brasil, uma ação internacional de grande esforço e mobilização, precisamos muito da parceria de todos para fazer uma grande e inovadora ação de conscientização e termos uma Cidade mais limpa e ao mesmo tempo uma cidade que produza menos lixo e consequentemente, menos riscos ao meio ambiente e à saúde da população”.

COMO PARTICIPAR?
Os interessados podem participar de duas formas: entregando o material reciclável de sua casa em qualquer ponto de entrega ou retirando, num desses pontos, um kit contendo um saco de 100 litros e luvas para coletar o material reciclável que estiver descartado indevidamente, na região da Cidade que preferir. A meta é recolher dez toneladas de material. O material recolhido será entregue aos catadores de materiais recicláveis de Fortaleza e Região Metropolitana.

“Não é um simples descarte”, destacou a titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz. “A ação contará com a participação da Rede de Catadores do Município que vai transformar esses resíduos descartados em emprego e renda”, esclareceu a titular. O resíduo será transportado pela empresa Ecofor para o Centro de Triagem do Bom Sucesso. “São 26 espaços distribuídos na Cidade para que possamos coletar os resíduos”, encerra.

LIMPA BRASIL – LET’S DO IT!
O movimento Limpa Brasil – Let’s do it! (www.limpabrasil.net) é um movimento de mobilização social, começou no Brasil em 2010 e já passou por 19 cidades e pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. Durante a coletiva no paço Municipal, a coordenadora geral do Movimento Limpa Brasil, Marta Rocha, disse que é preciso garantir que a próxima geração seja mais consciente com a questão do lixo, “porque não fomos educados para tratar o nosso resíduo de forma correta”.

Na capital cearense já aconteceram palestras de mobilização para professores da rede municipal de ensino e para alunos do IEP (Instituto de Educação e Portal). Ministrada pelo ex-catador do Jardim Gramacho (Rio de Janeiro), Tião Santos, o objetivo das mobilizações é engajamento e capacitação das pessoas para participação na mobilização. O Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, ou Lixão de Gramacho, no Rio de Janeiro, foi recentemente fechado conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos que exige o fechamento de todos os lixões do País.

Nos anos de 2011, 2012 e 2013 no Brasil, 19 cidades foram visitadas pelo Limpa Brasil – Let’s do it!. O resultado foi a participação de mais de 155 mil voluntários e o recolhimento de 1,3 mil toneladas de material reciclado doado às cooperativas de material reciclado.

PARTICIPE – “DIA D” DO LIXO EM FORTALEZA
No dia 6 de setembro será a sua vez de exercer a boa cidadania, participe do que agora é chamado “Dia D” do lixo em Fortaleza. Reúna-se com a família, amigos, colegas de escola, faculdade e mãos a obra, vamos participar do mutirão de limpeza e varrer Fortaleza. O recolhimento de reciclável acontecerá, das 8 horas às 13 horas, e tem ponto de coleta de sobra, para todo mundo, são 36 espaços da cidade, entre áreas públicas, escolas e supermercados. Veja todas as informações no site http://www.limpabrasil.net/limpa-fortaleza/

Veículo:O Estado Cidade: Fortaleza Editoria: Verde Coluna: Agenda Verde Jornalista: Tarcilia Rego