Grupo Marquise 40 anos
24.09.2015

Criado em 1974, pelos empresários José Carlos Pontes e Erivaldo Arraes, o Grupo Marquise chega aos seus 40 anos consolidando a posição de maior construtora do Ceará, melhor do Nordeste e a terceira melhor do Brasil.

O Grupo, que nasceu como construtora, é sediado em Fortaleza (CE) e atua hoje em todas as regiões do Brasil e nos mais diversos setores, como incorporações, infraestrutura, serviços ambientais, hotelaria, comunicação, shopping center, centrais de atendimento ao cidadão.  

Nos últimos anos, a empresa recebeu diversos prêmios e ocupou posições de destaque nos maiores rankings nacionais. O mais recente, em 2014, foi o prêmio de Maior Construtora do Ceará, a melhor do Nordeste e a terceira melhor do Brasil, segundo o ranking Valor 1000, do jornal Valor Econômico. O posto de Melhor construtora do Ceará já havia sido ocupado pela empresa em 2012. O Grupo também consta na lista dos melhores lugares para trabalhar do Great Place to Work pelo 5º ano consecutivo.

Na mídia especializada, o Grupo Marquise recebeu, em 2014, o Prêmio Delmiro Gouveia pelo 1º lugar entre as empresas com melhor desempenho econômico-financeiro, pelo faturamento de R$ 90 milhões, além de ter sido considerado pela revista O Empreiteiro, em 2014, a Maior Construtora do Norte Nordeste.

Os números da empresa comprovam o sucesso. São mais de 200 obras, entre empreendimentos imobiliários e infraestrutura, mais de seis mil funcionários em todo o grupo, atuação em 8 estados e 14 cidades e faturamento recorde de mais de R$ 1 bilhão no último ano.

Ainda em 2014, a empresa decidiu aumentar seu investimento em Parceiras Público Privadas (PPP’s) e firmou parceria com o Governo do Estado do Ceará para a construção e operação de cinco unidades do Vapt Vupt, centrais de atendimento ao cidadão, que prestam, em média, 230 serviços, como emissão de carteiras de identidade, de trabalho, motorista, entre outros documentos. Duas unidades já foram entregues: em Juazeiro do Norte e em Messejana. As outras três estão em andamento.

Além do Vapt Vupt, em 2014, a empresa também participa de PPP para a construção e administração do Hospital Regional Metropolitano em Fortaleza. Esse será uma concessão administrativa com dois anos e meio de construção e 22 anos de operação.

O Grupo pretende manter os investimentos neste tipo de serviço nos próximos anos. A ideia é expandir as parcerias em outras áreas, como escolas e hospitais e não só no Nordeste, mas em todo o país.

Outra área que também terá seus investimentos mantidos e em que a Marquise é referência é a de Serviços Ambientais. A Marquise Ambiental presta serviços para mais de 11 cidades, entre elas, Fortaleza, onde desempenha um excelente trabalho de conscientização e educação ambiental, o Ecocidadão. O projeto tem como objetivo formar uma nova consciência ambiental, por meio de ações junto à comunidade, como a distribuição de cartilhas em escolas, esclarecendo sobre separação do lixo, disposição de resíduos sólidos e redução da incidência de lixo nas ruas.

O estado do Ceará é também o local onde a empresa concentra seus investimentos imobiliários. A Marquise Incorporações é conhecida por ter construído um dos mais conhecidos edifícios comerciais de Fortaleza, o Centurion Business Center, além de ter sido pioneira nos empreendimentos residenciais de luxo com o conceito “Condomínio Club.

Outro setor de luxo em que a empresa é reconhecida é na Hotelaria. Dona e administradora do Hotel Gran Marquise, o Grupo colocou o empreendimento como o único hotel de Fortaleza classificado na categoria “muito confortável” do Guia Quatro Rodas e o primeiro hotel no Brasil a conseguir a certificação ISO 22000 de Segurança Alimentar. Atualmente, o hotel – cinco estrelas – é líder de mercado em Fortaleza.

Além do Ceará, outros estados do Nordeste também estão na rota de investimentos do Grupo. Na Paraíba, a empresa, que já possui um grupo de comunicação, o Sistema Tambaú – TV Tambaú, Nova Tambaú FM e Portal Tambaú 247 –, pretende construir um novo Shopping, o Shopping Pátio Intermares, na cidade de Cabedelo. A cidade de Maceió (AL), também possui uma rádio do Grupo, a AM Palmares.

Outros estados também já receberam serviços do Grupo Marquise ao longo desses anos. A Marquise Infraestrutura foi a responsável por diversas obras em todo o país, como no Maranhão, onde construiu a Via Expressa de São Luís. Outros estados como o Rio Grande do Norte e Minas Gerais também tiveram obras de infraestrutura executadas pelo Grupo. A empresa sempre esteve presente em grandes obras que trazem benefícios diretos e contribuem para o desenvolvimento para todo o país.

As empresas do Grupo Marquise

  • Marquise Infraestrutura

Responsável por grandes obras de Infraestrutura no Brasil, a empresa atua em todos os segmentos do setor, como portos, aeroportos, mobilidade urbana e saneamento.

Executora da ampliação do Terminal Portuário do Porto de Pecém (CE), a empresa mostrou toda sua expertise e inovação na contratação de mão de obra especializada e na utilização de equipamentos de última geração. Com início em 2009, a primeira etapa da obra foi concluída – ampliação do quebra-mar – foi concluída em novembro de 2010 e exigiu cerca de 1,6 milhões de m³ de aterro.

Atualmente, a Marquise trabalha na construção dos berços de atracação 7, 8 e 9. São cerca de 450 funcionários na obra que deverá concluir o berço 7 ainda este ano, em setembro.

Nos últimos anos, em que o país investiu em obras de preparação do país para grandes eventos e aportes, o Grupo Marquise foi protagonista trabalhando na construção do Terminal de Passageiros e na reforma da pista de pouso do Aeroporto de João pessoa e na execução da obra do terminal de Passageiros do Aeroporto de Natal.

Atualmente, a empresa está executando as obras de saneamento e mobilidade urbana, realizando obras complexas de integração de bacias hidrográficas, como o Canal Acauã (PB) e o Cinturão das Águas (CE). Obras como a Vila do Mar (CE) também foram executadas com o objetivo de melhorar as vias de acesso, passeios laterais e acessos via construção de ciclovias e instalação de iluminação adequada.

Atualmente, a empresa está trabalhando na construção da Transnordestina, uma importante ferrovia que ligará os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) para além do cerrado do Piauí.

  • Marquise Incorporações

Uma das mais conceituadas do setor imobiliário, a Marquise Incorporações é responsável pela tendência dos imóveis de luxo e alto padrão no Ceará. Pioneira na construção de “Condomínios Club”, a empresa também foca seus investimentos em empreendimentos comerciais. É dela um dos edifícios comerciais de maior sucesso em Fortaleza, o Centurion Business Center.

No segmento residencial, a Marquise Incorporações tem investimentos em diferentes regiões da capital, incluindo os bairros Cambeba, Aldeota, Guararapes e Meireles, que são atualmente as maiores apostas da empresa. Já no segmento comercial, a empresa investe em pontos estratégicos da cidade, sempre oferecendo praticidade para seus clientes, que têm acesso facilitado a bancos, supermercados, clínicas e hospitais.

No ramo de segunda moradia, a empresa empreende agora, em consórcio com três grandes construtoras nacionais, Sanca, Tecnisa e Cyrela, um de seus maiores projetos, o Complexo Mandara. O condomínio Mandara Lanai, que já está em fase de entrega, possui 312 unidades, com 300 metros de frente para o mar, seguindo o conceito “pé na areia”.

O segundo condomínio, Kauai, está na finalização da construção. Essa é a maior e melhor área do gênero em todo o estado do Ceará. Neste ano, a empresa lançou, como empreendimento residencial, o Bellatrix Residence, localizado no bairro Guararapes, uma das regiões que mais se valoriza em Fortaleza, oferecendo 90,38m² de área privativa aos condôminos. No segmento comercial, a Marquise Incorporações lançou o Palladium Business Center, torre comercial de alto padrão, localizada no coração da Aldeota, na Praça Portugal.

Além desses, dois empreendimentos serão lançados ainda este ano: o Blue Residence, na Aldeota, próximo à Praça Luiza Távora, com apartamentos entre 64m² e 82m², e o Goa Residence, na José Vilar, a dois quarteirões da Beira Mar, com apartamentos de 120 m².

A qualidade dos serviços e produtos da Marquise Incorporações resulta de um modelo empresarial que investe constantemente no aperfeiçoamento de processos. Os empreendimentos são notadamente reconhecidos pela qualidade dos seus projetos, que valorizam localizações privilegiadas, plantas bem divididas, iluminação e ventilação natural, além do acabamento refinado das obras.

  • Marquise Ambiental

Pioneira em várias frentes na gestão de resíduos sólidos no país, a Marquise Ambiental realiza serviços de limpeza urbana e trabalha na conscientização e educação ambiental, além do reaproveitamento de resíduos.

Presente em 11 cidades de sete estados brasileiros, entre as quais os grandes centros, como São Paulo, Osasco, Fortaleza, João Pessoa e Natal, esta área atende a 13 milhões de pessoas e recolhe, anualmente, cinco milhões de toneladas de lixo.

A empresa oferece as mais recentes e inovadoras soluções nos serviços ambientais, mantendo o contato pessoal com o cidadão e fazendo o que considera o mais importante: educação e conscientização da população para o problema da geração e destinação correta do lixo e a consequente preservação ambiental.

Em Fortaleza, o Programa Ecocidadão – um dos mais reconhecidos da Marquise Ambiental – distribui cartilhas com linguagem direcionada às crianças em escolas públicas e privadas, esclarecendo sobre separação do lixo, disposição de resíduos sólidos e redução da incidência de lixo nas ruas. O programa também promove ações de orientação e conscientização para preservação do meio ambiente em comunidades carentes, com necessidade de diminuição de resíduos acumulados na região. Entre as principais ações, estão o Gari Comunitário e o Moto Gari.

Neste sentido, a Marquise investe na construção de aterros sanitários controlados, e em tecnologias em tratamento de resíduos, como incineração e geração de Biogás, além do sistema de tratamento de Biomassa e na produção de briquetes (poda de árvores urbanas), cujo produto final é usado em fornos industriais de vários segmentos de negócios.

  • Ceará Cidadão – Centrais de Atendimento ao Cidadão (Vapt Vupt)

Nos últimos anos, a empresa investiu nas Parcerias Público-Privadas para ampliar sua atuação. No Ceará, a parceria com o Governo do Estado resultou no contrato para a construção e operação de cinco unidades do Vapt Vupt, centrais de atendimento ao cidadão que atua na emissão de documentos e resolução de problemas, como emissão de guias de impostos, pagamento de contas públicas, entre outros. Duas unidades já foram entregues e outras três estão em fase de construção.

Como é um negócio novo, o setor de PPP’s representa 0,25% do faturamento de todo o grupo, mas a previsão é de que passe a representar mais de 10% até 2016. A intenção é expandir as parcerias com outros estados e também em outras áreas, como escolas, por exemplo.

  • Ceará Saúde

O consórcio Ceará Saúde, liderado pela Marquise, é o responsável pela construção e administração do Hospital Regional Metropolitano (HRM), em Maracanaú (CE).

Com uma área total construída de 37,3 mil m², 13 pavimentos e 432 leitos, o HRM abrangerá toda a macrorregião de saúde Fortaleza, com uma população de mais de quatro milhões de pessoas.

A parceria com o Governo do Estado do Ceará prevê a construção, o fornecimento de equipamentos médicos de imagem e a manutenção e gestão dos serviços não assistenciais do hospital.

A concessão tem prazo de 22 anos e o tempo de obra está previsto em dois anos e meio.

  • Comércio e Serviços

Outros negócios da empresa voltados ao consumidor final também chamam a atenção por sua solidez e qualidade.

O Hotel Gran Marquise e o Shopping Parangaba, ambos em Fortaleza, demonstram a vocação administrativa do Grupo.

Hotel Gran Marquise

Com oferta de serviço cinco estrelas, o Hotel Gran Marquise oferece uma estadia de luxo e conforto para seus hóspedes. A começar pelas obras de arte expostas no hall e no painel especialmente projetado por Burle Marx e a alta gastronomia oferecida por três diferentes restaurantes especializados na culinária contemporânea, asiática e brasileira.

O hotel é líder de mercado em Fortaleza e o primeiro do Brasil a obter a certificação ISSO 22000 em segurança alimentar. A certificação é exigida em diversos países e garante os melhores e mais confiáveis produtos ao consumidor.

Marquise Centros Comerciais

A atuação do Grupo no segmento de shopping center também é de reconhecido sucesso. O Shopping Parangaba é um dos melhores centros comerciais de Fortaleza e o único do Ceará com acesso aos mais diferentes modais de transporte público. O local é interligado ao Terminal de Ônibus do bairro e às estações do Metrô e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

São mais de 52 mil m² de área que trazem um mix de cerca de 230 lojas, sendo 07 âncoras; praça de alimentação completa com 29 restaurantes e capacidade para 1300 lugares, além de 1300 vagas de estacionamento; seis salas de cinema com telas gigantes e projeção em 3D.

A empresa investe, atualmente, em uma expansão do segmento: a construção do Shopping Pátio Intermares em Cabedelo, região da Grande João Pessoa, na Paraíba.

  • Sistema Tambaú de Comunicação

Atuando com um dos maiores e mais respeitados grupos de comunicação da Paraíba, o Sistema Tambaú possui três dos mais importantes meios de comunicação em massa: Rádio, TV e Portal.

A TV Tambaú - afiliada do SBT no estado - que lançou recentemente sua nova campanha “A gente mostra como se faz”, possui transmissão digital e equipamentos de ponta para levar entretenimento e notícia a milhares de telespectadores em todo o estado.

A rádio Nova Tambaú FM foi pensada para levar informação de qualidade e programação refinada e diferenciada para os paraibanos. Juntamente com o Portal Tambaú 247, os dois veículos mostram que o grupo está conectado com o futuro, mas sem deixar de aprimorar os meios tradicionais de comunicação.

AM Palmares

Rádio de frequência AM em Maceió, Alagoas, a estação completa a atuação no setor de comunicação da empresa e a qualidade de sua programação comprova a missão do grupo de ser sempre o melhor e referência em cada área de atuação, oferecendo serviços de qualidade, produtos confiáveis, qualidade de mão de obra, formação, ambiente de trabalho e contribuição no crescimento e desenvolvimento da economia no Nordeste e em todo o Brasil.