Grupo Marquise e Ecofor levam ações de educação ambiental a shoppings e escolas públicas
05.06.2017

Em cinco de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, na Suécia. Na década de 1980, o governo brasileiro estabeleceu, por meio do Decreto Federal 86.028, a Semana do Meio Ambiente, que ocorre em todo o território nacional e visa estimular a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do País.

 

No Ceará, o Grupo Marquise e a Ecofor levarão ações de educação ambiental a dois shoppings de Fortaleza e a escolas públicas de Aquiraz e Iguape. A programação tem início já na segunda-feira (5), com a apresentação da peça "O presente de Cecília", elaborada pelo Grupo Bagaceira de Teatro para o programa "Ecocidadão", do Grupo Marquise, na Praça de Alimentação do Shopping Benfica e a presença dos educadores ambientais da Ecofor, que, por meio de um grande jogo de tabuleiro e distribuição de revistinhas interativas, incentivarão as crianças a descartarem corretamente os resíduos sólidos e a transmitirem a mensagem aos seus amigos e familiares.

 

Na quarta-feira (7), como parte da programação do Fórum Fortaleza Sustentável do Shopping Parangaba, o diretor-presidente da Marquise Ambiental, Hugo Nery, fará palestra no piso L1, com o tema "Cidadania sustentável". Nery está à frente da Marquise Ambiental desde 2002 e é responsável pela gestão de atividades na área da limpeza urbana em todas as filiais do Grupo Marquise pelo Brasil. Também na quarta-feira, às 15h, educadores ambientais farão uma palestra sobre coleta seletiva aos alunos da EMEF LAIS SIDRIN e população de Aquiraz.

 

A programação no Shopping Parangaba continua na quinta-feira (8), com mais uma apresentação da peça "O Presente de Cecília" e a presença dos educadores ambientais da Ecofor.

 

Na sexta-feira (9), haverá duas apresentações da peça: às 9h, na Escola Profissionalizante professora Alda Façanha, no Centro de Aquiraz, e às 13h, na EMEIF Tia Alzira, no Iguape. Cada escola conta com aproximadamente 500 alunos. Além disso, às 9h30, haverá uma palestra com educadores ambientais sobre separação adequada do lixo, na EMEF João Pires Cardoso, distrito de Camará.

 

Para o diretor-presidente da Marquise Ambiental, Hugo Nery, as atividades são uma oportunidade de mostrar o trabalho de educação ambiental do Grupo Marquise e da Ecofor em locais com grande concentração de público, como shoppings e escolas. "Focamos nas crianças como principal público-alvo porque acreditamos no potencial que elas têm de transmitir a mensagem que passamos a seus familiares. Uma criança assiste à peça, aprende as formas de descarte correto dos resíduos sólidos e, ao chegar em casa, vai cobrar iniciativas semelhantes de seus responsáveis˜, explica Nery.

 

Sobre a peça "O presente de Cecília"

 

Com texto de Rafael Martins, direção e figurinos de Yuri Yamamoto, produção de Rogério Mesquita e atuação de Débora Ingrid e Getúlio Cavalcante, a história narra um diálogo improvável, por meio do teatro de bonecos, entre dois personagens: Marquinhos, um menino que vive no futuro, doente e rodeado por lixo, devido a vários anos de descaso com o descarte correto dos resíduos sólidos, e Cecília, uma menina que vive no presente, sem se importar com a destinação do lixo produzido por ela.

 

No desenvolvimento da narrativa, Cecília vai tomando consciência de suas ações e se torna uma agente de transformação não apenas em sua casa, mas incentivando vizinhos, amigos e familiares a mudarem seus hábitos e construírem um futuro melhor.

 

Programação

 

5 de junho, às 12h30 - apresentação da peça "O presente de Cecília" e presença dos educadores ambientais da Ecofor, com  jogo gigante e distribuição de revistinhas interativas e UNO ecológico na Praça de Alimentação do Shopping Benfica

7 de junho, às 15h - palestra sobre coleta seletiva do lixo, com educadores ambientais, na EMEF Laís Sidrin

7 de junho, às 19h, palestra "Cidadania sustentável", com o diretor-presidente da Marquise Ambiental, Hugo Nery, no piso L1 do Shopping Parangaba

8 de junho, às 18h - presença dos educadores ambientais da Ecofor no Shopping Parangaba, com jogo gigante e distribuição de revistinhas interativas e UNO ecológico e, às 20h, apresentação da peça "O presente de Cecília".

9 de junho, às 9h - apresentação da peça na Escola Profissionalizante professora Alda Façanha, no Centro de Aquiraz, e às 13h, na EMEIF Tia Alzira, no Iguape.

9 de junho, às 9h30 - palestra sobre separação adequada do lixo, com educadores ambientais, na EMEF João Pires Cardoso, distrito de Camará.