Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado e Ecofor inauguram unidade para tratamento de Gás Natural Renovável
27.04.2016

Solenidade ocorre nesta segunda-feira (11/04), às 10h, no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia

A usina vai evitar que evitar que mais de 610 toneladas de CO² sejam lançadas na atmosfera anualmente

A Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado do Ceará e a Ecofor Ambiental inauguram nesta segunda-feira (11/04), a unidade para captação e tratamento do biogás produzido no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (ASMOC) – a Gás Natural Renovável Fortaleza (GNR Fortaleza). A solenidade será às 10h, no ASMOC. A nova usina se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada e sancionada em 2010.

A GNR Fortaleza vai possibilitar a retirada do gás metano da superfície do Aterro e será a segunda maior do País, com capacidade para a produção de 100.000 m³ de biometano, um combustível renovável compatível com as especificações do gás natural, usado para abastecer veículos, indústrias, comércio e residências. O gás é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos depositados no Aterro, principal destinação de todo o resíduo sólido recolhido em Fortaleza.

Para a retirada de metano, foram instaladas tubulações que farão a sucção de todo o metano da superfície do aterro. O processo de produção de biometano acontece a partir da separação de CO² do metano e da remoção de contaminantes.

Além da geração de energia, também será possível evitar que mais de 610 toneladas de CO² sejam lançadas na atmosfera anualmente, equivalentes à retirada diária de mais de 800 mil litros de diesel do setor de transportes. Isso contribui para minimizar a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo positivamente para as futuras gerações. Com a geração de energia renovável, os combustíveis fósseis são substituídos, reduzindo, dessa forma, passivos ambientais e atribuindo selo verde à matriz de tratamento.

Serviço:
Inauguração da unidade para captação e tratamento do biogás – GNR Fortaleza
Data: 11/04 (segunda-feira)
Hora: 10h
Local: Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia (ASMOC)
Informações: 4008-3309/ 99905-6310