Responsabilidade Socioambiental
 

ECOCIDADÃO

O programa Ecocidadão tem como objetivo a conscientização socioambiental da população por meio de ações de educação ambiental para a correta destinação dos resíduos sólidos que interferem na conservação do meio ambiente urbano.

O principal público-alvo do programa são os jovens e crianças. Eles aprendem com peças teatrais, jogos interativos, atividades lúdicas, cartilha e jogo de tabuleiro gigante a descartarem o lixo de forma correta. 

Com quase 20 anos de atuação, o Programa Ecocidadão já alcançou milhares de crianças e jovens. Uma das ações mais relevantes do projeto foi a idealização, produção e apresentação da peça de teatro infantil “Presente de Cecília” que, em 2019, passou por 8 cidades, atingindo um público de milhares de crianças. O espetáculo passou por Osasco, Taubaté, São Gonçalo, Manaus, Porto Velho, João Pessoa e Natal a mensagem sobre a importância de cuidar do meio ambiente no presente para preservar o futuro. 

O Programa está em constante evolução e, com quase duas décadas de atuação, expandiu e saiu do mundo analógico e ganhou espaço no universo digital. Com o game Academia de Ecocidadãos, pessoas de todas as idades poderão colocar em prática seus conhecimentos sobre sustentabilidade, aprender sobre cuidados com o meio ambiente e fazer a diferença no seu bairro e município. 

O jogo é dividido em três mini games: O Incrível Agente Ecocidadão, Conexão Sustentável e Quiz EcoCidadão. Em cada um deles, o Super Ecocidadão irá auxiliar os jogadores a se capacitar sobre temas relacionados à sustentabilidade, como coleta seletiva e consequências dos descuidos com o meio ambiente. 

O Ecocidadão foi criado pelo Grupo Marquise para fomentar essa reflexão das ações humanas como consumidores, cidadãos e o impacto disso no Meio Ambiente, que não abrange apenas os mares, rios, florestas e biomas. Ele começa em casa, na rua, na cidade, na praça, no bairro e cada munícipe precisa abraçar essa ideia. Quando a população cuida desses espaços está fazendo a diferença em seu universo.

Em 2013, oito escolas foram visitadas, impactando 3 mil crianças e, em 2014, o  programa esteve em 25 escolas, atingido um público de 10 mil crianças.

 

PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E CULTURAIS
Somos um Grupo que cresce com um pensamento: plantar ideias que possam ser cultivadas e compartilhadas, nos seus benefícios, de mão em mão. Acreditamos que todos os votos de confiança depositados ao longo da nossa história devem ser devolvidos à sociedade sob a forma de um apoio contundente a projetos sociais, culturais, desportivos e,principalmente, àqueles relacionados especificamente a um meio ambiente sustentável. Mais do que acreditar em nós mesmos, é preciso acreditar nos outros. Nas parcerias. Erguer os sonhos e trabalhar unidos, permite-nos desenvolver projetos próprios e também apoiar projetos especiais dentro do nosso ideal de responsabilidade ambiental.
 
 
PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E CULTURAIS
  • José Henrique
  • Fundação Raimundo Fagner
  • Campanha de Doação de Sangue
  • Anjo Natalino
  • Dia Mundial da Limpeza nas Praias
  • Dia Mundial do Meio Ambiente
  • Casa Cor
  • Corrida de Rua
  • Exposição O Tempo, Eu e Você – Câmara Cascudo (Lei Rouanet)