ECOCIDADÃO
O programa Ecocidadão tem como objetivo a conscientização socioambiental da população por meio de ações de educação ambiental para a correta destinação dos resíduos sólidos que interferem na conservação do meio ambiente urbano.
O principal público-alvo do programa são os jovens e crianças. Eles aprendem com peças teatrais, jogos interativos, atividades lúdicas, cartilha e jogo de tabuleiro gigante a descartarem o lixo de forma correta.
Com quase 20 anos de atuação, o Programa Ecocidadão já alcançou milhares de crianças e jovens. Uma das ações mais relevantes do projeto foi a idealização, produção e apresentação da peça de teatro infantil “Presente de Cecília” que, em 2019, passou por 8 cidades, atingindo um público de milhares de crianças. O espetáculo passou por Osasco, Taubaté, São Gonçalo, Manaus, Porto Velho, João Pessoa e Natal a mensagem sobre a importância de cuidar do meio ambiente no presente para preservar o futuro.
O Programa está em constante evolução e, com quase duas décadas de atuação, expandiu e saiu do mundo analógico e ganhou espaço no universo digital. Com o game Academia de Ecocidadãos, pessoas de todas as idades poderão colocar em prática seus conhecimentos sobre sustentabilidade, aprender sobre cuidados com o meio ambiente e fazer a diferença no seu bairro e município.
O jogo é dividido em três mini games: O Incrível Agente Ecocidadão, Conexão Sustentável e Quiz EcoCidadão. Em cada um deles, o Super Ecocidadão irá auxiliar os jogadores a se capacitar sobre temas relacionados à sustentabilidade, como coleta seletiva e consequências dos descuidos com o meio ambiente.
O Ecocidadão foi criado pelo Grupo Marquise para fomentar essa reflexão das ações humanas como consumidores, cidadãos e o impacto disso no Meio Ambiente, que não abrange apenas os mares, rios, florestas e biomas. Ele começa em casa, na rua, na cidade, na praça, no bairro e cada munícipe precisa abraçar essa ideia. Quando a população cuida desses espaços está fazendo a diferença em seu universo.
Em 2013, oito escolas foram visitadas, impactando 3 mil crianças e, em 2014, o programa esteve em 25 escolas, atingido um público de 10 mil crianças.

















